Como tudo começou
A história da TEXPI® começou em 2009, com atuação inicial no fornecimento de isoladores para redes de transmissão. A partir daí, a empresa passou por uma expansão técnica e comercial contínua, incorporando ferragens elétricas, acessórios especializados, serviços de diagnóstico e tecnologias de mitigação de desligamentos — sempre com foco em segurança, inovação e prazos curtos de atendimento.
Hoje, com um dos maiores estoques de isoladores do Brasil, a TEXPI® está preparada para responder rapidamente a emergências em redes de alta tensão, contribuindo para a confiabilidade do setor elétrico nacional.
Início das atividades da TEXPI® no fornecimento de isoladores para redes de transmissão.
Fundação oficial da TEXPI® Equipamentos Ltda.
Sede estabelecida em Campo Largo/PR.
Primeira grande atuação técnica: solução emergencial com desenvolvimento de isolador personalizado para Furnas após apagão devido à grandes chuvas.
Desenvolvimento e homologação de isolador capaz de suportar chuva intensa (10 mm/min), ensaiado no CEPEL a 1600 kV.
Contrato de emergência com a TP SUU (State Grid) para fornecimento de 1.200 isoladores após queda de 10 torres em Ubiratã-MT.
Destaque para a importância estratégica do estoque nacional de isoladores.
Maior contrato de ferragens: fornecimento para a linha que liga Xingu a Terminal Rio, Bipolo 2 da Belo Monte, empresa XRTE, com mais de 5.000 cadeias de suspensão e 1.000 cadeias de ancoragem. Fornecimento com 6 meses de antecedência ao prazo contratual da ANATEL..
Fornecimento de Cadeias Completas (isoladores e ferragens) para a PRTE, ajudando a State Greed a obter o recorde de antecipação de energização com 2,5 anos de antecedência.
Fornecimento de ferragens para a linha CNTE 230 kV, linha Paranatinga-Canarana. Segunda maior antecipação de conclusão na história das concessões da ANEEL, com antecipação de 2,5 anos.
Contrato complexo com a CHESF para substituição de Isoladores de Vidro por Isoladores Compostos Poliméricos, com ferragens pré-existentes. Ensaios de compatibilidade elétrica, térmica e mecânica, de acordo com especificação técnica de CHESF realizados em laboratórios da China, Hungria e Brasil.
Início de fornecimento de Booster Shedspara mitigação de poluição salina severa em subestações da Argo Energia. Foram realizadas especificações, ensaios de tipo treinamento de campo e acompanhamento.
Projeto com a ISA CTEEP: fornecimento de espaçadores entre fases para mitigar balanços assíncronos em linhas de 500 kV.
Instalação bem-sucedida de 300 conjuntos com eliminação total de curtos entre fases.
Introdução no Brasil da tecnologia de diagnóstico com e-Field Scanner da Positron (Canadá).
Avaliação de 1.700 isoladores compostos na linha no Maranhão, com identificação de defeitos não visíveis por métodos tradicionais.
Projeto com a Verene Energia (MT): fornecimento de Isoladores de Barreira para evitar flashovers fase-terra em condições de vento intenso.
Produção e entrega do primeiro lote de Isolador de Barreira para instalação em janeiro de 2025.
Aplicação de RTV-II na Subestação Porto Sergipe com sistema airspray, destacando eficiência e limpeza na pintura.
Desenvolvimento nacional de espaçadores para linhas de feixe expandido 500 kV para a Neoenergia — solução inédita no Brasil.